segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Das delicadezas que as incursões musicais me trazem – Parte 1 de 3

Como todo bom curioso e apreciador de música, de vez em quando caminho pelas veias alternativas do cenário musical nacional. Sabe essa galera que não está nas grandes mídias, não emplaca canções atrás de canções nas emissoras de rádio e, quando aparece em algumas cidades para fazerem um show, acaba não atraindo milhares de seguidores gritando seu nome, levantando cartazes e enfrentando a histeria generalizada de seus fã-clubes? A MPB tem nos trazidos ótimos nomes nesses últimos anos e que tem feito relativo sucesso por onde passam. Cícero, Tiago Iorc, Maria Gadu e Céu são alguns desses artistas que tem recebido grande destaque da mídia especializada, porém há outros nomes que vale muito à pena acompanhar e não têm estampado as capas de revistas de cultura. Que tal dar um passeio por toda a beleza e sonoridade dos trabalhos dessa nova geração ainda escondida do grande público?


Imagens da internet. Não tenho propriedade sobre elas, caso seja autor ou esteja em uma delas e sinta-se incomodado, entre em contato que providenciarei retirá-la.



1 - Dinda


Surgida em 2009, no Rio de Janeiro, é formada por João Bernardo (idealizador do projeto), Marcelo de Sá, Beto Callado e Matias Zibecchi. Lançaram seu primeiro CD em 2011, chamado "Ano que vem eu vou ser na avenida o palhaço que eu fui na sua vida". Nome bem dramático, hein?! Destaques para as músicas “O amor vem de longe”, de onde retiraram o nome do CD e “Queria me enjoar de você”.



2 - Luiza Brina

Em 2011, junto com o grupo O Liquidificador, lançou o CD "A toada vem é pelo vento". Mineira, mas residente no Rio de Janeiro, carrega em suas canções uma mistura de sonoridades que vão desde a salsa, passando pelo xote, o samba e uns toques de música caribenha! Vale à pena dar uma conferida em "A praça no meio do mundo" e "Aurora".



3 - Castello Branco

Em 2004 foi um dos fundadores da banda R.Sigma, lançando seu primeiro CD 5 anos depois, o "Reflita-se". Seguiu em carreira solo a partir de 2011, lançando seu CD independente em 2013, chamado "Serviço". "Crer-Sendo", "Necessidade" e "Kdq" são três das pérolas desse trabalho que vale fechar os olhos e se jogar na sonoridade delas!



4 - Bibiana Petek

Com 22 anos, a gaúcha de Porto Alegre, tem como espelhos musicais nomes como Chico Buarque, Cássia Eller, Hermeto Pascoal e Martinho da Vila. Em 2014, foi vencedora do prêmio Deezer ABMI de Novos Talentos pelo seu excelente trabalho com o CD "Dengo", de onde dá para destacar a música homônima e "Desavença".



5 - Duca Leindecker

Ex-vocalista da banda Cidadão Quem e com o histórico de ter sido parceiro de Humberto Gessinger no duo Pouca Vogal, tem 45 anos e três décadas de estrada musical. Além de música, se aventurou na literatura lançando o "A casa da esquina", livro já na sua 12ª edição e mais outros dois. Seu mais recente trabalho é o CD "Plano Aberto", com destaque para "Brutalidade e Sol" e "Certeiro".




Nenhum comentário:

Postar um comentário