sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Redemoinho

(Para ouvir enquanto lê: Believe - Lenny Kravitz)






"Os ventos que às vezes levam algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar [...]". Quem nunca se deparou com essa frase? Talvez com uma pequena variação aqui ou ali, mas sempre denotando o mesmo sentido: as idas e vindas da vida.

Quanto mais distraídos andamos, maior a possibilidade de surgir em nossa frente aquilo que um dia tanto quisemos. Claro que fugindo um pouco da questão do mérito, para com o que lutamos ou nos esforçamos em conquistar um determinado espaço. Mas tem horas que, a mera distração, o não esperar que surja e, de repente, pronto! Nos deparamos de frente com A oportunidade. Um trabalho, uma viagem, alguém inesperado... Mas como perceber já que estamos tão distraídos? Não percebemos! Simplesmente, assim como o vento pode mudar repentinamente de direção, a vida te coloca frente a frente com aquela oportunidade. O que fazer com ela é a grande questão. Às vezes, na incerteza, insegurança daquilo que nos está sendo proporcionado, fazemos o mais óbvio: deixamos passar. O medo do novo, o conservadorismo, o que as pessoas em volta podem dizer e a segurança do que já existe, do caminho que já percorremos até ali, nos fazem paralisarmos frente àquela nova rota que nos é apresentada. Por que mudar?

Bom é quando a vida nos apresenta mais que um simples vento, que não se limita a soprar para longe aquilo que poderia nos fazer transformar o nosso rumo. Bom é quando esse vento se torna redemoinho. Uma segunda chance. Nos traz de volta a oportunidade da felicidade, daquilo que outrora nos satisfaria plenamente e que novamente se mostra ao nosso alcance. Fácil nunca será! As mesmas indagações, as mesmas caraminholas na cabeça virão e nos deixarão parados outra vez. Mas, se nos foi dada essa segunda chance, porque não arriscar desta vez? Não deixemos o medo vencer.

Todos os dias batalhamos por nossos ideais, pelos nossos sonhos, para que nada seja em vão. Não é que as oportunidades caiam do céu, os caminhos que trilhamos fazem com que elas surjam e precisamos estar atentos a isso. Se vai dar certo ou não, só temos como saber ao encararmos de frente. Um redemoinho pode tirar tudo do lugar, apresentar o novo nos tirando de nossa zona de conforto. Nos dando uma segunda chance para que, desta vez, daqui em diante, o vento sopre ao nosso favor.



2 comentários: